Antes de (re)ver um filme, dá uma olhada aqui!

Sabe aqueles filmes de ontem e anteontem que você viu e já esqueceu ou nunca viu, mas tem certeza que sim? Então! Dá uma olhada nestes aqui. Quem sabe ajudamos você a relembrar algumas cenas, elementos curiosos que aparecem nas imagens, ou mesmo, dizer algo que você realmente não viu. E, se não incluímos um detalhe, que você acha importante, comente e enriqueça as análises. Divirta-se!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

Colossus 1980 (1970), de Joseph Sargent



Ficção científica das boas. Tem quase tudo: Guerra Fria; supercomputadores; máquina contra o homem etc., faltaram só os monstros babando.

Um dos aspectos interessantes do filme é ver o protagonista, Dr. Charles A. Forbin (Eric Braeden) - criador do supercomputador -, ser transformado em prisioneiro da máquina Colossus fazendo com que ele fique em um ambiente que se resume a um quarto e sala dentro de uma das bases militares do governo americano.

Dr. Forbin se vê obrigado a ser monitorado por câmeras com áudio, pois o supercomputador teme que o cientista burle o sistema de Colossus e o destrua. A supermáquina adquiriu uma espécie de consciência e agora, além de estar conecatdo a uma máquina semelhante existente no governo russo chamada Guardião, detém o poder de gerenciamento das armas nucleares dos exércitos dos EUA e URSS.

Este momento da trama é quase um Big Brother nos anos 1970 e muito da obra de George Orwell, "1984" e seu Grande Irmão.

É claro que, há outros aspectos no filme a serem percebidos, mas o que mais chamou-me a atenção foi ver o Dr. Forbin barganhando com Colossus algum tipo de privacidade, como ir ao banheiro ou fazer sexo sem ser vigiado. E, é muito mais legal que os últimos BBB.

Um comentário: