Antes de (re)ver um filme, dá uma olhada aqui!

Sabe aqueles filmes de ontem e anteontem que você viu e já esqueceu ou nunca viu, mas tem certeza que sim? Então! Dá uma olhada nestes aqui. Quem sabe ajudamos você a relembrar algumas cenas, elementos curiosos que aparecem nas imagens, ou mesmo, dizer algo que você realmente não viu. E, se não incluímos um detalhe, que você acha importante, comente e enriqueça as análises. Divirta-se!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pacto Sinistro (1951), de Alfred Hitchcock


Dois homens se conhecem em um trem. Um deles é o famoso tenista Guy Haines (Farley Granger) e o outro um jovem rico Bruno Anthony (Robert Walker). Bruno inicia uma conversa com o tenista e começa a especular sobre os jogos de tênis e a vida amorosa de Guy. Ao convidar o jogador para almoçar em sua cabine, Bruno sugere que eles matem seu pai e a mulher de Haines, porém que troquem de crimes, um mata a pessoa indesejada na vida do outro. Guy se esquiva e não dá muita atenção àquela conversa, afinal ele quer se livrar da mulher que o traiu, mas não a ponto de matá-la. Já Bruno, não suporta o pai e percebe-se querer fazer de tudo para dar fim à vida dele.

Ao chegar em sua cidade natal, Guy encontra sua mulher, os dois discutem. Na saída, ele liga para sua atual namorada, Anne Morton (Ruth Roman), e desabafa dizendo que apertaria o pescoço da, ainda, mulher até matá-la. À noite, o tenista liga para a casa de Bruno externando sua raiva e este entende como um sinal verde para matar a mulher de Guy.

Bruno, então, vai ao encontro da mulher de Haines, Miriam (Kasey Rogers), e a estrangula com as próprias mãos numa ilha dentro de um parque de diversões, chamada Ilha do Amor.

A partir daqui, Guy torna-se o principal suspeito do assassinato e Bruno o persegue na tentativa de que o tenista "cumpra" o combinado e mate o pai de Anthony.

Hitchcock sabia trabalhar o suspense como poucos e isso faz com que o filme seja tenso do início ao fim.

Além disso, o diretor, de forma sutil e por meio de detalhes, nos conduz de forma a fazer com que o espectador participe da trama querendo descobrir o que ocorrerá a seguir e torcer por este ou aquele personagem.

No início do filme vemos apenas dois sapatos na mesma situação, mas em direções opostas. Vemos que duas pessoas estão saindo de um táxi carregando malas. Depois, vão em direção à estação de trem e entram no vagão até os dois se sentarem e um deles, ao cruzar a perna toca o bico do sapato no outro à sua frente. Esta foi a forma magistral que Hitchcock encontrou para que Bruno e Guy iniciacem uma conversa.

Quando Bruno persegue Miriam reparem nos bloqueios que existem entre eles, afinal eles não se conhecem, ela está acompanhada de dois rapazes e ele está tentando de alguma forma uma aproximação a fim de cometer o crime. Reparem que Bruno espera Miriam sair de casa e além da rua que separa os dois, logo em seguida chega um ônibus. Após isto, há um menino no parque que serve como um novo entrave na perseguição.

É quase uma jornada que Bruno enfrenta atrás de Miriam, aumentando nossa ansiedade a cada aproximação. Anthony, começa a segui-la dentro de um ônibus, depois à pé, no carrossel, no barco, enfim, a cada novo meio de aproximação a perseguição torna-se cada vez mais tensa.

Há outra cena brilhante. Miriam já percebe que um homem a olha e a segue e ela até acha graça e simpatiza com a situação. Em determinado momento, Miriam e seus dois colegas estão num brinquedo - em que deve-se bater com um martelo e quem tocar o sinal ganha um brinde. Os dois jogam, mas não ganham a boneca para Miriam. Bruno fica de frente para Miriam, olha para ela, olha para suas mãos (mãos dele) e as esfrega dando sinais de que aquelas mãos serão as responsáveis pela morte da garota. Em relação à atenção dada às mãos de Bruno, reparem em uma cena anterior quando a mãe dele faz suas unhas.

Ao se aproximar cada vez mais de Miriam, Anthony agora está em um barquinho em direção à Ilha do Amor, bem atrás do trio. Vejam, no túnel como mesmo um pouco afastado a sobra de Bruno "engole" a sobra de Miriam. Ao mesmo tempo que é sutil nos mostra claramente que a partir dali é o fim da personagem. E, em contraposição a isto, ao mesmo tempo em que a sombra encontra a de Miriam ela diz aos amigos que estão rindo e brincando no barco á frente: "Pare, pare com isso. O que você está fazendo. Pare!"

Outra sequência angustiante são as cenas paralelas em que Guy joga uma partida de tênis e Bruno tenta pegar o isqueiro de Guy que caiu em um bueiro. Este isqueiro, Guy esqueceu na cabine de Bruno quando almoçaram juntos no trem e, agora, Bruno que colocar o objeto na Ilha onde Miriam foi morta para incriminar Haines, pois no isqueiro há a inicial do nome do tenista e de sua namorada e também duas raquetes cruzadas.

É um thriller eletrizante. Até o último instante, não sabemos realmente quem responderá pelos atos impensados cometidos no início da trama. (Re)ver este filme é tentar antecipar a todo momento a cena seguinte. É (re)ver Hitchcock. E ele, como de costume, está no filme. Basta procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário